02 jan Marketing de conteúdo?
Você provavelmente já deve ter ouvido falar sobre “marketing de conteúdo”, mas o que de fato se caracteriza como um “conteúdo”?
Basicamente a ideia de marketing de conteúdo é atrair seu público alvo através de algo que esse seus clientes gostam. Não só o conteúdo tem a função de atrair, mas ele também gera um engajamento e uma proximidade entre seu negócio e o estilo de vida desse dos seus consumidores, o que facilita na hora de venda. Podemos dar um exemplo: você está passando num centro comercial com um amigo. Algum comerciante se
aproxima e oferece algo. A probabilidade de você recusar é grande, certo? Mas, no mesmo momento, seu amigo te sugere comprar em outro lugar. A probabilidade é muito maior de você aceitar, já que você conhece esse amigo e (geralmente) curte coisas semelhantes à dele.
É assim que funciona marketing de conteúdo: você se aproxima das pessoas como um amigo e não como um
comerciante e, dessa forma, é mais fácil a venda.
Agora, voltando ao ponto inicial, o que é um conteúdo? Imagens por si só não são um conteúdo, certo?
Fazer vídeos mostrando seu serviço ou produto também não é conteúdo, já que você está simplesmente mostrando algo. Imagens e vídeos são muito importantes, mas caso elas não contenham informações para esse público elas têm razão simplesmente estética e nada mais. Logo, podemos dizer que “conteúdo”, dentro desse contexto, são informações pertinentes que estão envolvidas em uma linguagem visual já
adaptada ao seu público alvo. Pode parecer difícil falando dessa maneira, mas vamos te dar um exemplo:
– Você vende produtos esportivos por e-commerce. Seu público está bastante focado em equipamentos de surf e esportes aquáticos num geral. Qual conteúdo você produziria para esse público? Você pode, por exemplo, pegar fotografias sobre o assunto (sugerimos o banco de imagens Unsplash[1]) e escrever sobre as previsões de onda nas regiões onde esse público costuma surfar. Ou, você pode compartilhar vídeos de
campeonatos de surf e escrever suas opiniões sobre o assunto.
Num primeiro momento pode parecer muito informal para uma empresa tratar do público dessa forma, mas a conexão com as pessoas por meio dos interesses delas é algo bastante estudado dentro do marketing. O sociólogo Milton Rokeach é uma das figuras centrais quando se trata da parte acadêmica do marketing de conteúdo, já que criou a hipótese na época de que os valores de vida das pessoas é um dos fatores principais para estabelecer uma relação de confiança em relações interpessoais[2].
Agora que você entendeu do que se trata, como você pode produzir esse conteúdo você mesmo? Como ter fotografias e vídeos de qualidade sendo postadas as suas redes sociais quase todos os dias? Não é nada fácil, certamente, já que demanda muito tempo. É por isso que agências de marketing existem, para te dar uma força nessas práticas .
Abraço,
Peretta Marketing.
[1] https://unsplash.com/
[2] https://en.wikipedia.org/
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