13 jan Você sabe fazer uma pesquisa de público alvo?
Assim como falamos nos últimos posts, o público alvo é de extrema importância no marketing digital, já que ele permite você adaptar sua linguagem com esses possíveis clientes. Mas, caso você já tenha muitos seguidores nas redes sociais é importante fazer pesquisas para ter um perfil de clientes mais próximo o possível.
Você pode usar plataformas como o SurveyMonkey[1] ou o SurveyProject[3] para realizar essas questões. Primeiro crie a pesquisa (conforme recomendações abaixo) e então compartilhe nas redes sociais usando uma imagem ou vídeo bem editados e chamativos. Esse é o passo mais difícil, já que poucas pessoas realmente respondem às pesquisas online.
Para fazer a pesquisa, o primeiro passo é usar a Escala Likert[2] sempre que possível, onde você ao invés de dar alternativas para todas as perguntas, coloque notas (de 0 a 10, por exemplo). Mas, quais perguntas fazer? Aqui vão 5 questões que você poderia fazer:
1- Qual o principal problema que você quer solucionar com nosso produto/serviço?
2- Quais os fatores poderiam levar você a não comprar conosco?
3- Caso já seja cliente, você teve algum problema ou viu algum ponto de melhoria?
4- Qual plataforma online você mais usa (Instagram, Facebook, Youtube, WhatsAppm, etc)?
5- Quais seus interesses ao entrar nessas redes sociais? Em quais conteúdos você interagiria mais?
As perguntas 1, 2 e 3 servem para você ajustar seu pitch de vendas e/ou problemas com seu produto/serviço. Já as questões 4 e 5 são para você poder ajustar qual a plataforma mais importante e quais os interesses do seu público. Por exemplo, caso seu público esteja mais no Instagram e curta coisas relacionadas a viagem, por exemplo, você deve fazer as imagens na resolução correta do instagram (1080x1080px) e com conteúdos interessantes sobre a conhecer novas culturas e passar um tempo em outros lugares, não perca tempo desviando muito desse assunto e plataforma, já que será efetivo.
Após toda pesquisa, faça uma reunião com sua equipe e um plano de ações algo baseado na análise dessas questões respondidas.
Abraço,
Peretta Marketing.
[1] https://
[2] https://en.wikipedia.org/
[3] http://
No Comments