Peretta Marketing Digital | Como criar vídeos para marketing?
16149
post-template-default,single,single-post,postid-16149,single-format-standard,ajax_fade,page_not_loaded,,qode-theme-ver-13.2,qode-theme-bridge,wpb-js-composer js-comp-ver-5.4.5,vc_responsive

Como criar vídeos para marketing?

Como criar vídeos para marketing?

Seguindo nossa última postagem sobre como fotografar para marketing, vai aí algumas dicas sobre vídeos. Novamente, essas são dicas um pouco técnicas, então caso você não tenha tempo e não queira se dedicar à isso, sugerimos que contrate profissionais da área:

– Assim como na fotografia, um vídeo necessita de um equipamento específico para que seja bom. Não necessariamente uma câmera mais cara te gerará melhores resultados, tudo vai de como você a utiliza. Num entanto, vídeos com celulares geralmente tem uma qualidade bastante inferior ao de uma DSLR da Canon, por exemplo. Invista em uma lente bom bastante abertura do diafragma, sugerimos a Helios 44-2 (50mm f/2.0) por ser barata e de boa qualidade.

– Configure seu equipamento. Tente gravar em FullHD (1920x1080px). Use 24 FPS sempre que possível. Configure a velocidade de captura para 1/48 ou próximo desse número. Abra a lente o máximo que der, assim você gera o efeito chamado de “bokeh”. Então, configure o ISO até que a cena esteja em +1 f-stop de exposição no objeto principal. Algumas configurações podem ser liberadas pelo MagicLantern[1] caso não as tenha no firmware original. Se a cena ficou muito clara, sugerimos um filtro ND (Neutral Density). Use um “picture profile” com pouco contraste, como o VisionTech[2] ou o LogNeutral [3]. Dentro do MagicLantern, você pode ainda configurar a taxa de compressão (coloque em CBR 3.0x para melhores resultados) e também a opção “zero sharpness”, que diminui a quantidade de ruído.

– Faça uma boa edição. Usamos o Premiere Pro aqui na agência, mas outro software pode ser utilizado. Para corrigir as cores, use o Lumetri dentro do Premiere junto com 3DLUT’s como o ImpulZ[4]. Caso seu vídeo esteja com muito ruído, você pode usar o NeatVideo[5], um ótimo plugin para essa situação. Slow motions podem ser feitos com o Twixtor[7] e cenas tremidas amenizadas com o Warp Stabilizer do Premiere Pro.

– Use animações, elas ajudam a dar dinâmica ao vídeo e podem conter informações valiosas sobre o assunto sendo tratado.

– O áudio é importante! Caso você esteja gravando pessoas, sugerimos um microfone Shotgun e um gravador externo, como o Tascan DR-05. Processe esse áudio com algum software, recomendamos o iZotope RX6[6], onde a função “Dialogue Isolate” pode te ajudar na redução de ruídos.

– Dê ritmo ao vídeo usando músicas. A trilha sonora é muito importante e você deve saber como utilizá-la nos momentos certos. Caso você esteja fazendo vídeos longos, tente dar pausas com imagens relacionadas ao assunto e com uma boa música, assim as pessoas tem um tempo de “respirar” e absorver o conteúdo. Quando pessoas estiverem falando, baixe a amplitude do áudio para -24db ou use um equalizador para reduzir somente a faixa de Hz em que a fala da pessoa está (geralmente entre 120-300Hz), assim você preserva a música, sem ficar irritante e chata.

– Coloque CTA’s (Call to Action) no vídeo. Peça para pessoas comentar e compartilhar.

Como dissemos, é bastante técnico, então se você quer vídeos de qualidade, contrate profissionais.

Abraço,
Peretta Marketing.

[1] https://www.magiclantern.fm/
[2] https://vision-color.com/products/#cameraprofiles
[3] https://www.magiclantern.fm/forum/index.php?topic=16299.
[4] https://vision-color.com/products/#3dluts
[5] https://www.neatvideo.com/
[6] https://www.izotope.com/

No Comments

Post A Comment